Halitose
As vezes as crianças fazem algumas perguntas que ficamos sem saber como respondê-las direito. Outro dia Serginho questionou-me por que quando acordamos a nossa boca tem um cheiro ruim. Bom expliquei que as vezes não fazemos a escovação correta antes de dormir, mas que esse cheiro pode ser algum problema no intestino.
Para muitos pais a escovação dental de crianças é um desafio. Uma má higiene bucal, mas também o hábito de chupar dedo/chupeta e problemas respiratórios podem causar a halitose infantil, mais conhecido como mau hálito.
Para evitar a halitose infantil o primeiro passo é descobrir a causa do problema que pode ser por uma má higiene ou por problemas respiratórios, pois em alguns casos a criança fica muito tempo com a boca aberta provocando a proliferação de bactérias. Doenças respiratórias como sinusite e amidalites diminuem o fluxo de saliva que faz a manutenção da boca provocando o mau hálito.
Outra causa de halitose com origem na boca é a má conservação dos dentes, inflamação das gengivas, restos alimentares entre os dentes e abscessos. De 5% a 10% dos casos são provocados por inflamações das fossas nasais; 3% têm sua origem em processos infecciosos localizados nas amídalas e apenas 1% em outras localizações. Rarissimamente o estômago ou outras partes do aparelho digestivo estão envolvidos na halitose.
A causa de algumas pessoas acordarem com halitose, é porque a produção de saliva durante a noite é menor, o que permite que os acidose outras substâncias se deteriorem no interior da boca. Como a saliva contém substâncias bactericidas e seu fluxo contínuo se encarrega de “lavar” mecanicamente a cavidade oral, qualquer evento que provoque ressecamento da boca pode ser causa de mau hálito: jejum prolongado, desidratação, respirar pela boca, falar por muito tempo, ar-condicionado, estresse e centenas de medicamentos.
Medidas de controle
- Com
delicadeza, procure escovar a parte de trás da língua. Evite
machucá-la, apenas remova a camada de muco. Com a prática, o
reflexo de vômito diminui;
- Tome
um bom café da manhã para “limpar” a cavidade oral e manter um
fluxo adequado de saliva;
- Mantenha
a boca úmida. Tome quantidades razoáveis de líquido. Mascar
chiclete (sem açúcar) por alguns minutos pode ajudar;
- Soluções
comerciais para gargarejo são úteis porque reduzem o número de
bactérias presentes na parte posterior da língua, mas seu efeito é
de curta duração.;
- Lave
a boca depois de ingerir alimentos ricos em odor como alho, cebola,
café e molhos com curry;
- Escove
os dentes e passe fio dental para remover restos alimentares,
especialmente depois de refeições ricas em proteínas;
- Receitas
populares como mascar canela, cravo e semente de anis, para
“refrescar” o hálito, costumam ser úteis, porque as moléculas
contidas nessas plantas têm atividade bactericida.
Dr. Drauzio Varela
Revista Pais & Filhos
Colgate
1 comentários. Clique aqui para comentar também!
Um problema que devemos ter bastante cuidado. Elas não gostam muito de escovação, mas é preciso e muiiiiiito! bjs, lindo dia! chica
ResponderExcluir