Como assim! Gravida e não sabia?

by - novembro 27, 2012



Sempre que assistia o programa no canal Discovery Home Health “Eu não sabia que estava gravida”, pensava comigo mesma: impossível uma mulher não desconfiar que está gravida!

O programa conta, por meio de depoimentos de médicos e das próprias mulheres que ficaram alheias à gravidez por nove meses, como os sintomas da gestação podem passar despercebidos. O especial traz perfis destas mulheres e mostra as suas histórias de vida. Médicos especialistas também contribuem, ponderando sintomas e circunstâncias das gestações relatadas e, desta forma, revelam algumas explicações para o mistério.

E não é que uma amiga minha descobriu sua gravidez agora, somente aos 5 meses de gestação. Segundo ela por ter ovários policísticos e menstruar esporadicamente, as vezes apenas 3 vezes durante ao ano, ela não percebeu que estava gravida. Segundo o médico dela ausência da menarca, não caraterizava uma gravidez. Ela notou que estava engordando muito, como tem tendencia a ganhar peso com facilidade, também não se preocupou. Só que agora aos 4 meses começou a sentir fortes dores abdominais e procurou seu ginecologista que solicitou uma ultrassonografia. E ai veio a surpresa ela estava gravida e de uma menina.

Resolvi pesquisar mais sobre o tema “ovários policísticos”. Por mais que minha amiga se justificasse, não conseguia imaginar como algumas mulheres conseguem levar os nove meses da gestação sem sentir absolutamente nada. Difícil ainda pensar que em alguns casos, a grávida só descobre seu estado no momento do parto. E os enjoos, desejos, crescimento dos seios e sensação do bebê mexendo, como é possível não perceber nada!

Pois bem, segundo especialistas a Síndrome do Ovário Policísticos afeta de entre 10 e 15 % das mulheres, e não tem uma causa especifica para o seu surgimento, mas está associado ao aumento desproporcional da produção de androgênio (hormônio masculino), segundo o especialista em reprodução humana Jorge haddad Filho (Universidade Federal de São Paulo). Geralmente mulheres com esse diagnósticos tendem a ter dificuldade de engravidar, por não possuir um ciclo regular e requerem um tratamento para conseguirem, ainda segundo o Medico Pedro Pinheiro em um arito de sua autoria diz que A ausência de ovulação e as alterações hormonais da SOP aumentam o risco do desenvolvimento do câncer do endométrio (parede que reveste o útero) (Leia o texto original no site MD.Saúde.

Segundo o Dr. Drauzio Varella como se trata de uma doença crônica, o tratamento é sintomático. Em adolescente obesas, com pêlos e acne precisam emagrecer. Pois, as vezes, só com a perda de peso ajuda a reverter o quadro. Se não for obesa, é necessário diminuir a produção de hormônios masculinos, o que se consegue por meio de pílulas anticoncepcionais. 
No mais é consultar sempre que necessario seu ginegologista, e fazer os exames necessários.

A Manuh, ficou superfeliz em saber que esta esperando a Júlia, não ver a hora de sua bebezinha nascer. Desejo que ela venha saudável e proporcione muitas alegrias para minha amiga.
E não esquecendo que pode ocorre o inverso a mulher achar que está gravida e não está, a gravidez psicológica.

Fonte:

Pode interessar a você...

6 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Que lindo Li! exatamente o qe houve comigo; 4 meses de uma vida qe pra mim tava normal; nada de sintomas de gravidez;e sem passar pela minha cabeça qe eu estaria gravida com todos os problemas qe tenho no ovario; mais quando descobri e vi a Julinha dentro de mim se formando e cheia de saúde não tive como fugir do amor a primeira vista; ela é minha alegria e a alegria do todos qe estão a minha volta; ela nem nasceu ainda e ja é amada por mim; pela minha familia e meus amigos...Ela veio sem ser planejada por mim; mas Deus a planejou pra mudar minha vida e me tornar uma pessoa cada vez melhor! Não sei como agradecer o carinho vindo de você e de todos qe me acolheram e acolheram a Júlia; estou muito feliz mesmo e se hoje eu choro é de alegria e emoção pelo momento único e eterno na minha vida...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a futura mamãe, boa postagem sobre Síndrome do Ovário Policísticos

    ResponderExcluir
  3. olha parabens manu eu tamben estou gravida de 5 meses de um menino e muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedora a postagem, isso significa que não podemos julgar situações similares. Parabéns para a gestação da sua amiga, que venha com saúde! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oh! Manu que bom que você gostou. Deus sabe tudo o que faz,

    ResponderExcluir
  6. Bia essas palavras vindo de você é mais que um elogio. Adoro o seus texto.

    ResponderExcluir